Introdução

Objectivo

A análise racional e céptica (O que é ser Céptico?) permitiu nos últimos séculos grandes avanços no conhecimento. Infelizmente, o misticismo, a superstição e a credulidade têm uma forte presença na nossa sociedade. Por vezes porque a vontade que algo seja verdade se sobrepõe ao próprio bom senso. Mas muitas vezes porque alguém lucra com a falsidade e o engano e propositadamente os promove para proveito próprio.

O nosso objectivo é divulgar, gratuitamente, a informação e os métodos que permitam a cada pessoa identificar e se defender nestas situações.

Motivação

Diversos factores preocupantes motivaram a criação desta associação:

  • O crescimento da fraude pseudo-científica: O conhecimento científico é tão vasto hoje em dia que ninguém pode ser um perito em todas as áreas. É assim muito fácil qualquer pessoa se fazer passar por um perito numa área e defraudar uma vitima crédula. Um exemplo grave destes casos é a chamada Medicina Alternativa.
  • O crescente sensacionalismo na comunicação social, onde a procura constante por histórias que captem audiências fazem descurar completamente o rigor ou a imparcialidade, sendo por vezes apresentadas como factos as fantasias mais incríveis.
  • A proliferação de seitas e cultos (religiosos ou não) que tentam dominar a vida de muitas pessoas para o ganho material de alguns líderes. Em Portugal este problema foi sempre de consequências muito menores que em outros países mais afligidos, mas a tendência presente merece alguma preocupação.
  • O negócio (para alguns uma forma de vida) de defraudar as pessoas mais aflitas e com menos informação alegando poderes diversos, como a capacidade de ler o futuro em quase tudo (desde as folhas do chá até aos planetas), de alterar a sorte das pessoas por telefone ou de curar qualquer doença queimando umas velas (normalmente bastante caras).

Pensamos que facilitando o acesso a uma informação rigorosa e imparcial, muitas pessoas se poderão proteger melhor deste tipo de acções, cujas consequências em alguns casos podem ser graves.

Os estatutos da CEPO

Todo o material da autoria da Associação Cépticos de Portugal é de domínio público, e pode ser usado livremente, sem alterações, para fins não lucrativos. Agradece-se que qualquer utilização deste material refira a Associação Cépticos de Portugal como fonte.

www.cepo.interacesso.pt